quinta-feira, 19 de agosto de 2010

"Mas afinal? O que é Rock'n'roll? Os óculos do John ou o olhar do Paul?"


Os óculos do John... é... podem ser reproduzidos, podemos comprar óculos semelhantes nas banquinhas de camelô, nas óticas espalhadas mundo a fora, até o Ozzy possui uma réplica! Ou pelo menos no formato assemelha-se ao óculos do Jonh. Por outro lado, fica difícil a reprodução, em baixa ou alta escala, do olhar do Paul!

Parecer um Roqueiro é fácil não é verdade? basta pegar aquele óculos escuro, aquela jaqueta de couro a la Ramones, aquela calça jeans rasgada e uma camisa xadrez e voa a la! eis um perfeito roqueiro! Até a atitude pode ser reproduzida! Mais um rebelde sem causa acaba de sair do forno!

"Vamos formar uma banda!"

O olhar é algo mais difícil, não concordam? Aliás, acredito que reproduzir um olhar... é algo difícil até pra atores profissionais... O que cabe ao olhar? Hm. O modo como se enxerga determinada situação, determinada obra de arte, as próprias pessoas andando por aí à moda de significantes e significados, talvez a digestão mental desses signos interpretados pelo cérebro do indivíduo que olha... bom, é complicado falar do olhar...

Como é complicado falar do "Olhar" tive esta idéia de tentar registrar o que se passa no cenário rock'n'roll, principalmente da cidade de São Paulo, onde moro no momento, e tentar mostrar para o público interessado que o Rock não está tanto em apuros quanto a cor da TV anda mostrando por aí. ¬¬

A intenção é reunir registros musicais, entrevistas e divulgar eventos das bandas que tocam o Rock 'n' Roll nos Clubes de Rock espalhados pelo cenário Underground Nacional.


Por: Marcos Guimarães Morais

2 comentários:

  1. Então parte-se da premissa que Rock'n'roll é mais que um estilo musical e sim uma atitude. Mas copiar um olhar é, de fato, impossível; somos seres sócio-históricos, logo, tudo o que somos é produto do que vivemos, a isso se estende a forma como vemos o mundo, nosso olhar. Nisso, concordo com o fato de ser complicado falar do olhar e acrescento que tão difícil quanto isso talvez seja definir, hoje em dia, o que é rock.

    Acho interessante o fato de seu blog, além de ser o seu olhar sobre o rock atual, também se torna uma oposição à visão que é passada pela mídia ou pelas bandas mais famosas, além de ser um espaço de divulgação de bandas e do próprio cenário alternativo. É um ponto de vista diferente, certamente agregador e pulsante, isso porque o Rock, muito mais que um estilo musical, é algo intrínseco à sua vivência. Desta forma, inicio os comentários registrando meus parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Do meu ponto de vista, sim, Rock'n'roll não é apenas um estilo musical. Entretanto, a minha preocupação não é definir o que é Rock'n'Roll, mas encontrar alguma arte nesse tipo de música. O que tá acontecendo com o Rock nacional? Depois do Rappa não ouvi nada de bom no "mainstream". Entende...

    O que acontece então? Vamos todos buscar boas bandas no cenário underground. O qual, na verdade, esbanja bandas boas. Pelo menos foi o que eu fiz, e achei uma porrada de bandas muito boas mesmo!

    Obrigado pelos parabéns Denise, espero retribuir com boas entrevistas das bandas do cenário underground e mais informação sobre o que anda acontecendo no nosso subsolo!

    ResponderExcluir